sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Jessica Maria, as novelas e as séries.

Confesso que sou daquelas pessoas chatas e psicóticas viciadas em seriados.

Tudo bem, não sou chata e psicótica, apenas gosto muito de seriados.


Baixo pelo computador hoje 6 series, fora as que eu acompanho pela TV e as que eu vejo “quando tá passando”.

Com o tempo conto todas as séries que assisto e faço uns comentários básicos sobre ela, mas hoje não...

Já fui super noveleira, daquelas que troca conversa com a prima sobre fofocas pré adolescentes pra falar sobre o último capítulo da novela do Manoel Carlos com a avó e as tias.

Hoje em dia, não sei, mas acho que as novelas perderam um pouco da graça que elas tinham antes, ou eu cresci vai ver.

Graças a minha novelice adquiri uma cultura inútil muito vasta sobre celebridades e seus respectivos nomes.

Também não sei como eu sei o nome de certos atores ou o nome do personagem que ele fazia. Já na hora da prova do colégio, não lembrava a fórmula de física. Minha memória sempre foi seletiva pra coisas inúteis.

Não que eu reclame, muita gente inveja essa minha super capacidade TV Famística.

Agora, com a minha linda descoberta do maravilhoso mundo da tv a cabo fui me desligando das novelas, e os seriados e filmes repetidos foram se tornando mais familiares em minhas tarde de tédio depois da escola.

Sobre os filmes repetidos, proponho um teste a você agora.

Ligue sua televisão e me diga em quantos canais você vê os seguintes filmes passando: Grande Menina, Pequena Mulher, O Casamento do meu melhor amigo, O Retorno da Múmia, De Volta pro Futuro, Jumanji ou Curtindo a vida adoidado. Já na Globo, deve estar passando: Lagoa Azul, De volta a lagoa azul ou Esqueceram de mim qualquerumadasoitomilsequências.


E no SBT, qualquer Senhor dos Anéis ou Harry Potter. Duvido que não estejam no ar em pelo menos 2 canais ao mesmo tempo. Já fiz isso e juro que funciona.

Tudo bem, sem digressões.

Os seriados, sim.

O problema de acompanhar um seriado é que a coisa toma proporções bem maiores que nas novelas, porque seriados tem uma coisinha chamada temporadas.

Ou seja, se a série deslancha, você fica preso nela há anos (literalmente) até descobrir se a moçinha problemática vai terminar com o galã ( ou vai morrer que nem em the oc, mas isso não vem ao caso).

O fato é que novelas quando não dão certo, eles mudam, viram e desviram a coitada de tudo que é jeito até agradar o público e virar sucesso de audiência.

Na série, ai já é mais cruel: cancelam mesmo e problema dos atores, roteiristas e produção. Eles não tem um contrato tão certo como das novelas

A única novela que foi cancelada foi uma novela da Band com a Carolina Kasting que tinha um nome de mulher tipo Frida, Brida, algo do gênero.

Foi o escândalo da época, mas duvido que alguém vá lembrar disso.

Até porque, alguém lembra de alguma novela da Band que não seja Floribela?

Tudo bem, teve Dance dance dance que eu achava extremamente cansativa começando pelo nome.

Acho que as novelas brasileiras tem características muito próprias e querer copiar formatos americanos só provaram uma atrás da outra como isso não dá certo. Ou alguém acha que Os mutantes é uma grande obra da dramaturgia? É apenas um monte de retalhos de seriados americanos famosos!

Acho que uma coisa que nós brasileiros (como se eu escrevesse novelas ou alguma coisa, mas enfim) é melhorar os roteiros, acho que eles pioraram muito. Cadê as tramas? Cadê novelas como A Próxima Vítima? Novelas diferentes não caem no gosto do público, eu sei, mas A Favorita mostrou que o público também quer novidade e a novela acabou dando certo no final das contas ( e a Patrícia Pillar fez o tipo certo de vilão da moda: o vilão carismático pra quem todo mundo acaba torcendo no final – Laura de Celebridade, Bia Falcão e o Curinga, porque não? Lembrava muito do Curinga vendo a Flora, fui a única?)



Mas uma coisa acho que nós não sabemos fazer direito e nem parece estarmos perto de conseguir fazer: comédia.

Ainda sou totalmente a favor de um Saturday Night Live brasileiro. Só teria medo de como isso iria sair. Quem iria escrever, apresentar e quais seriam os esquetes?

Seria um Zorra Total remodelado com a Pitty e Nxzero se revezando semana a semana.


Acho melhor deixar os enlatados pros americanos mesmo.

Nenhum comentário: