terça-feira, 27 de janeiro de 2009

alce? que alce?

Porque raios eu dei esse nome ao blog?
Por dois simples fatos:


Fato 1 (o óbvio): um trecho de Sem Plumas do Woddy Allen em que ele diz:
“Of all the wonders of nature, a tree in autumn is perhaps the most remarkable; with the possible exception of a moose singing 'Embraceable You' in spats.”
com o perdão da tradução, seria mais ou menos isso:
“De todas as maravilhas da natureza, uma árvore no outono é provavelmente a mais notável; com a possível exceção de um alce de polainas cantando “Embraceable You”.

Fato 2: eu achei isso o máximo. Porque? Ai eu já não sei.


Sou fã de carteirinha do Woddy Allen há um tempo. Já devo ter lido todos
seus livros e visto a grande maioria de seus filmes (só não digo todos os filmes porque são muitos e sempre descubro um que não sabia que existia).
Em compensação, não são muitos os livros; são geralmente curtos, além de serem extremamente leves e divertidos. Dá pra ler em um dia fácil fácil.


O que eu mais gosto dos filmes e dos textos dele em geral, são as suas neuroses, sua insegurança e o timing que ele tem em transformar tudo isso em algo cômico, irônico e sutil, num nonsense que faz você pensar que entendeu tudo, mas não entendeu nada. Provavelmente nem ele se você quer
minha opinião.
Mas, pra mim, é disso que se trata a consciência humana, ou alguém realmente sabe o que se passa no mundo o tempo todo? As pessoas só fingem que sabem, simples.


Mas uma coisa que eu achava meio chato nos filmes dele, é que alguns deles são muito parecidos.
Usar sempre a Mia Farrow, a Diane Keaton ou a Scarlett Johanson não ajuda, dica.
[Só uma observação aqui: eu odeio a Scarlett Johanson. Ela até que trabalha bem às vezes, mas ela é muito sem sal e sem graça! O que esse povo vê nela que eu não consigo ver? Não consigo gostar dela. Juro que eu me esforcei.]

Tudo bem, é o estilo dele, eu entendo. Mas eu acho que tava ficando meio na cara demais sabecomoé, então ele resolveu fazer filmes com um tom mais de suspense como no O Sonho de Cassandra e Match Point. Acho que todo mundo se surpreendeu com a qualidade esses filmes; bom, eu me surpreendi pelo menos, e estão entre meus filmes preferidos!


Podem me bater, mas eu não achei Vicky Cristina Barcelona a obra prima dele nem de longe. E Annie Hall gente?? Eu acho que as pessoas tem memória curta, isso sim.



Enfim, Woddy Allen pra mim é um dos artistas mais inteligentes, completos e admiráveis da nossa época. Que ele continue fazendo bons filmes, só isso que digo.

aahm?

Nenhum comentário: